sexta-feira, 14 de março de 2014

o que leva a pessoa a pecar ?

o que leva a pessoa a pecar ?

    Primeiramente a natureza pecaminosa do homem, que é a herança Adâmica a qual todo homem tem, a inclinação para o pecado é natural em todo ser humano, e se não for uma regeneração e transformação em nossas vidas através da graça e do perdão divino, estaríamos condenados, e sem a possibilidade de reivindicar  direito algum, pois ao construir uma vida  em pecados,  nos separamos de Deus, todo aquele que não esta em Cristo vive uma vida pecaminosa sem com que se preocupe com alguma conseqüência em relação a sua alma, pois não foi alcançando pelo evangelho, é claro que quem convence o homem é o Espírito Santo...

      
O pecado em si proporciona a pessoa um prazer momentâneo, esse prazer leva essa pessoa a pecar para satisfazer o desejo carnal, realizando a sua vontade naquele momento sem levar em conta o que Deus aprovaria ou não, (  Tg 1:14 Cada um é tentado, pela sua própria cobiça ou concupiscência, quando esta o atrai e o seduz. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.)

 O pecado esta na própria natureza do  homem desde a cada de Adão no Eden não ouve um só homem a qual não tivesse  pecado, a não ser  cristo o varão prefeito o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, este mesmo não poderia pecar pela sua própria natureza duvida, que mesmo sendo 100% homem, era 100% Deus, dizer que Jesus poderia pecar seria o mesmo que dizer que Deus poderia pecar, e também afirmar que o plano  divino poderia falhar.
  Mas, nós quantos homens somos falhos propícios a quedas, nos encontramos muitas vezes em erros, se não no andar no falar ou até mesmo em pensamentos, pra satisfazer nossa vontades carnais falhamos. Esse aspecto de pecar para satisfazer o próprio prazer e comum em muitas  pessoas, que até mesmo sem perceber  acabam adotando o pecado uma pratica diria suas vidas.
  
 O que acontece principalmente com pessoas que estão começando a sua jornada espiritual e ainda não tem um relacionamento maduro com Deus, o ato de pecar é normal em suas vidas, pela fragilidades em sua estrutura espiritual ainda não madura, pela sua falta de aprofundamento na palavra, e por não buscarem incessantemente serem saradas por Deus, não tendo uma pratica de  santidade em suas vida.
  
O pecado perece chamativo as olhos, e pela própria natureza pecaminosa do homem e sua
falta de estrutura ele acaba cedendo ao desejo da sua carne concebendo o pecado, E por esses fatores não há uma resistência a vontade de cometer um determinado pecado,
  
É importante citar é que todo pecado tem uma conseqüência, em frente colheremos os frutos dos atos sejam bons ou ruins, como um bumerangue e que lançado volta, assim e o efeito de tudo que fazemos, colheremos os frutos nossas atitudes, pecados suas conseqüências muitas vezes podem ser desastrosas! , mesmo sendo um pecado encoberto dos homens, nada é encoberto diante de Deus. Você pode ter como exemplo a história do rei Davi,  em  2 Samuel 11. 

A confissão e o perdão






Em uma das epístolas de Paulo aos Romanos capitulo 3:23 esta escrito todos pecaram e destituídos foram da gloria de Deus ,e carecem de Deus, todos nós pecamos somos pecadores, não há um só homem que não tenha errado, em 1.João 1:8 esta escrito “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” Cp 10 também esta escrito “se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não esta em nós.” o que devemos fazer é reconhecer que erramos, nós arrependermos das nossas falhas e confessarmos.

O primeiro passo reconhecer e se arrepender, não basta somente reconhecer, mais também ter um arrependimento verdadeiro! Que quando você decide abandonar o pecado, e deixa de fazer aquilo... Esse arrependimento verdadeiro significa mudança de atitude. Envolve o comprometimento de não continuarmos em pecado, não estaríamos verdadeiramente confessando nossos pecado se planejássemos cometê-los novamente.

A confissão e o perdão

Devemos buscar o perdão de Deus para nossas vidas, somente em Jesus cristo seremos sarados pois ele foi enviando para remissão dos nossos pecados, cristo tornou possível irmos diretamente ao Pai para recebermos perdão, se tivemos um arrependimento sincero ele nos perdoara, por isso temos que nos confessar e buscar o perdão do senhor para que ele nos lave de toda impureza ... “ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” ( 1.João 1 : 9)

O que também é muito importante, é confessarmos nossos pecados uns aos outros "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros , para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5 : 16)

Busca uma orientação espiritual de um pastor ajuda muito, confesse o seu pecado para alguém bem instruído espiritualmente, que você confie, com a finalidade se sentir bem psicologicamente e para que essa pessoa possa te aconselhar e orar juntamente com você para que sarado desse pecado



È claro que o homem não a capacidade de mudar e abandonar o pecado sozinho, somente aqueles que são tocados pelo o Próprio Espírito de Deus que convence do pecado.

Mortos no pecado, vivos na graça.



Efésios Cp 2

1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência., 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também .4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos.







Através destes poucos versículos, podemos constatar, que quando andávamos na ignorância sem conhecer Cristo, éramos escravos dos nossos pensamentos e dos desejos da nossa carne, pecadores e incapazes de viver uma vida reta e santificada diante de Deus, estávamos mortos espiritualmente não poderíamos salvar nossas próprias almas, e nem mesmo reconhecer que éramos pecadores, mas por meio de Jesus recebemos a graça um favor não merecido, pelo qual, embora o homem seja culpado, o permite ser justificado gratuitamente pro Cristo, através do sacrifício, o qual com o seu sangue puro cobriu as nossas iniqüidades, e perversões do nossos corações... A (propiciarão) remoção da ira mediante a oferta de um presente, o projeto divino que nos permites sermos perdoados por nossas falhas e salvos, e a partir deste momento que conhecemos a esse Deus maravilhoso, e recebemos desta graça o Senhor nos leva a obediência a sua palavra pela conversão de nossos corações. O que consiste em uma vida de santificação e abandono ao pecado, por que a graça e transformadora e regeneradora, se alguém diz recebeu desta e não obteve mudanças em sua vida, esta em engano .

Cristo busca uma igreja sem mancha ou macula, aqueles que verdadeiramente foram lavados e remidos no sangue do cordeiro, esses desfrutaram da vida eterna, mas aqueles que não abandonarem pecados, praticando as obras da carne esses não herdarão o reino de Deus, por suas más obras serão condenados.

Jesus por sua vez derramou o seu sangue pelos eleitos para que não fossem condenados pelos seus pecados, mas para que fossem regenerados e limpos, o seu chamado eficaz permite a nos, arrependermo-nos das nossas transgressões contra Deus, e abandonarmos o pecado, (A graça aos seus escolhidos )este processo de regeneração e transformação constante começa que dentro de nós, e vem de Deus, assim como ele fez com aquela mulher adultera depois de a livra dos acusadores, ele a perdoou pelo seu pecado mas á advertiu para que não voltasse a pecar ,o senhor faz isso por nos amar, e ele verdadeiramente nos perdoa, mas nós adverte em sua palavra para que abandonemos a pratica do pecado, sabemos que Deus é santo por tanto odeia o pecado isto é fato, como podemos então ter comunhão com Deus se estamos em pecado? Em João 3. 3 fala da necessidade de um Novo nascimento, um nascimento espiritual,